Logo histórico desenvolvido por Robert Cailliau.

Em 12 de março de 1989, Sir Tim Berners-Lee lançava o que seria posteriormente conhecido como o marco zero da internet moderna. Como resultado, após 25 anos a iniciativa da World Wide Web — a princípio vista com desconfiança pela comunidade científica — se tornou uma malha de intercomunicações globalizada, cuja dimensão quase escapa da compreensão do usuário típico.

Entretanto, a despeito de balões, chapeuzinhos de aniversário e um bolo com uma porção de velas virtuais, Berners-Lee aproveitou a ocasião para chamar a atenção: é preciso que nós “retomemos as rédeas da internet”.

Para ele, a crescente influência de corporações e governos sobre o formato da grande rede tem ameaçado o fluxo de informações, a privacidade e, sobretudo, o caráter de instituição democrática que deveria ser a principal bandeira do ambiente virtual compartilhado. Algo precisa ser feito, portanto.

 

Tim Berners-Lee, o homem que inventou a internet há 25 anos, em Genebra, afirma que é preciso torná-la universal, expandindo seu acesso a todos, independente de obstáculos físicos ou financeiros.

Ele também aproveitou uma entrevista ao The Guardian para conclamar usuários da rede mundo afora a tomar parte de um movimento organizado:

“Nossos direitos estão sendo violados mais e mais por todos os lados, e o perigo é que nos acostumemos com isso. Então, quero usar o aniversário de 25 anos para que todos façamos isso; para que tomemos de volta as rédeas da web e definamos o que queremos para os próximos 25 anos.”

Para o criador, todo usuário da rede deveria “tomar a frente das decisões sobre a governança e sobre o futuro da internet”. A fim de dar corpo à iniciativa, Berners-Lee lançou uma campanha: utilizando a hashtag #web25, luminares da internet devem disparar mensagens cujo foco deve se concentrar na bandeira “A internet que nós queremos” — ou seja, livre e globalmente acessível.

 

Em duas décadas e meia de existência, a internet certamente acumulou fatos significativos tanto para o próprio desenvolvimento quanto em nível global — que o diga quem tentou acessar o site da Casa Branca há alguns anos, o que poderia terminar em uma curiosa surpresa.

Confira os 13 acontecimentos principais ao longo dos 25 anos da web no dite do G1.

Fonte: TECMUNDO

Edição: Manka News