Marcada pelo grande público no Ginásio Municipal de Cruz Alta todos os anos, vem aí mais uma edição, a 36ª Coxilha Nativista, que começa nesta quarta-feira, 27  e vai até o sábado, 30 de julho.

O festival é considerado um dos mais importantes eventos da música do Rio Grande do Sul, um marco na história dos festivais, realizado de forma interruptamente desde 1981, uma referência para quem vê na música uma oportunidade de crescimento e projeção artística.

O festival deste ano irá manter em sua programação eventos paralelos no Parque de Exposições como o concurso de trova Mi Maior de Gavetão, tertúlias livres, a competição de jogo de Truco, o rodeio, a Coxilha Piá, que este ano chega a sua 32ª edição, e o tradicional Baile da Coxilha, que marca o encerramento do evento.

 

Cerca de 700 composições enviadas nesta edição

Os jurados analisaram letra, melodia, arranjos, desempenho e interpretação das músicas das cercas de 700 músicas.
A comissão julgadora da 36ª edição foi composta por nomes reconhecidos no cenário nativista, que fizeram a pré-seleção das 10 músicas que subirão ao palco na Fase Local e as 20 na Fase Geral: O Poeta Gujo Teixeira (Lavras do Sul); o melodista Juliano Gomes (Livramento); o uruguaio, instrumentista e arranjador Miguel Tejera (Rivera); os intérpretes e compositores César Silveira (Cruz Alta) e Pirisca Grecco (Uruguaiana).

Na 32ª Coxilha Piá foram pré-selecionadas dez músicas em cada categoria – Piá (até 13 anos) e Piá Taludo (até 17 anos). Os jurados da coxilha piá são Fernando Carvalho (Cruz Alta), Fernando Saccol (Rosário do Sul), Zé Renato Daudt (Porto Alegre), Emerson Martins (São Vicente do Sul) e Paola Mattos (Santa Maria).

O número das inscrições foi considerado positivo pela Secretaria de Cultura, Turismo e Eventos, sobretudo porque, como lembra o Secretário Julio Ferrera, este ano cada autor pode inscrever no máximo quatro composições, duas músicas sobre seu CPF e outras duas no CPF do parceiro musical, em que seja coautor. Nas outras edições o número de inscrições era ilimitado.

 

CONFIRA AS COMPOSIÇÕES QUE IRÃO CONCORRER NA 36ª COXILHA NATIVISTA

 


4

3

2

1Veja nossas galerias de fotos e notícias das edições passadas da Coxilha Nativista, ciclando aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa Pref. Mun. Cruz Alta.

Edição: Manka News.