fita azul
O Setembro Azul tem o intuito de divulgar as conquistas sociais e políticas, a cultura, a identidade e o fortalecimento da comunidade surda brasileira. Por isso pode e deve ser  entendido como o marco fundamental no que diz respeito à mobilização nacional  na defesa das escolas bilíngüe para surdos e na conquista de espaço e visibilidade sociais, combatendo a ignorância comum sobre a diversidade cultural e produções artisticas da comunidade surda.
É um movimento social motivado por uma critica à atual política de educação especial que tem como prioridade o modelo da inclusão, ou seja, colocar os Surdos em escolas regulares e posteriormente o fechamento das escolas especiais. 
Ocorreram dois eventos que motivaram o movimento que são o “equivoco na elaboração do  Plano Nacional de Educação pelo CONAE” e o “Risco de Fechamento do INES”, resultaram em uma mobilização nacional de caravanas que se encontraram em Brasília entre os dias 19 e 20 de maio de 2011, e foi no mesmo tempo que a FENEIS elaborou a carta na qual se mostrava favorável à Educação Bilíngüe para os Surdos e uma critica forte à dita inclusão escolar solicitando uma equiparação entre Educação de Surdos e a Educação Indígena.*
A Federação Mundial dos Surdos celebra o Dia do Surdo internacionalmente a cada 30 de
setembro, nós porém o celebramos dia 26 em homenagem à inauguração da primeira escola para Surdos no país, em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro; atual INES‐InstitutoNacional de Educação de Surdos.
 A Associação dos Surdos de São Paulo – ASSP e a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de São Paulo – FENEIS, em parceria com instituições culturais e educacionais da cidade de São Paulo realizarão a terceira edição do movimento Setembro Azul.
Tal movimento consistirá em diversas ações culturais que envolvam a Libras, sua difusão, discussões a respeito da identidade surda, educação bilíngüe, bem como sobre o protagonismo surdo, por meio de ações articuladas em diversos estados do Brasil.
Em Cruz Alta, professoras e voluntários da Escola Santo Antônio estiveram visitando o Prefeito Municipal Juliano da Silva. Na oportunidade os alunos entregaram um laço azul para o Prefeito que simboliza o Setembro Azul, pois nesta quinta, dia 26 de setembro é o Dia Nacional do Surdo.
Fonte: Setembro Azul/Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Cruz Alta