“Resgatar a história de um móvel é manter nossas raízes. Renovar uma peça, da qual você está cansada, é dar uma nova chance ao que também tem história. Por mais que você pinte e renove, ela sempre terá seu desenho original, indicando uma época. Isso é respeito à nossa cultura e respeito ao meio ambiente.”
(Sandra Guadagnin)
Atualmente, existe uma variada linha de móveis novos a pronta entrega, modulados, projetados p a marcenaria e p eles se utilizam os mais diversos materiais e acabamentos: aglomerado, compensado, MDF, MDP, laca, pinturas especiais, laminados.. .todos seguindo as tendências de sua época.
Mas vale ressaltar, q os móveis de madeira maciça e madeira nobre estão cada vez mais raros, ou melhor, praticamente inexistentes, pois a matéria-prima utilizada está em extinção. Aí entra o trabalho de Restauro ou Restauração, q nada mais é do q reaproveitar, consertar, reformar, dar um ar mais moderno e atual ao móvel velho ou antigo, respeitando as suas características, sua história e tb salientando a riqueza de detalhes, de textura e de beleza q atravessam o tempo e o tornam pecas únicas e duráveis.
Então, vai a dica: antes de se desfazer de um móvel antigo, de família, uma peça única, ou aquela q necessita de uma reforminha, pense em buscar um profissional e trocar ideias a respeito de qual a melhor sugestão de restauro e qual o uso mais adequado no seu ambiente. Mantendo a sua originalidade ou seguindo as tendências de cores da moda, vale sempre reaproveitar estas belas peças e criar um espaço onde o novo e o antigo se harmonizam.
Algumas ideias de como “Renovar” ou dar “cara nova” aos seus móveis usados, com beleza e economia.
Veja como ficou estes itens:

rest3 rest4rest1rest2

Colunista: Rosane Lese – Designer de Interiores

Acesse a página no facebook:  Móvel com Arte – Rosane Lese