1
A Prefeitura Municipal de Cruz Alta oficializou nesta quinta-feira a aquisição da área do novo Distrito Industrial, isto para atender a demanda atual de empresas que procuram o município com interesse de estabelecer seus empreendimentos.
No início deste mês a Câmara Municipal de Vereadores aprovou a aquisição da fração de terras com área de 400.000.00m² pelo Poder Executivo. O terreno adquirido com recursos próprios, no valor de R$ 630 mil, está localizado às margens da BR 158, na saída para Panambi.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico Francisco Noronha informou ser crescente a demanda de empresas e unidades comerciais com interesse em se instalar em Cruz Alta, porém o município não dispunha de um espaço adequado para receber esses empreendimentos. Agora, com a aquisição do terreno de 40 hectares, serão disponibilizadas áreas para instalação de novos empreendimentos ou empresas com interesse em expandir seus negócios no município.
De acordo com o Prefeito Juliano da Silva, a aquisição do novo distrito industrial representará um divisor de águas para o desenvolvimento econômico de Cruz Alta. “Apostamos no desenvolvimento econômico da cidade, para isso acontecer é necessário ter um local apropriado para que as empresas possam expandir seus empreendimentos, assim como atrair novas empresas para o município”, destacou o prefeito.
A administração municipal vem trabalhando incansavelmente na promoção do desenvolvimento econômico. No dia 18 de setembro foi sancionada a Lei Municipal nº. 2389/13 tem como base as Leis Municipais nº. 1893/09 que institui o Programa de Desenvolvimento Empresarial – PRODEM – que tem por finalidade disciplinar a política de estímulos e incentivos ao desenvolvimento econômico e social do Município de Cruz Alta e a Lei Municipal nº. 2328/13 que informa que o município poderá conceder, mediante prévia demonstração do interesse público, nos termos da Lei, incentivos sob as diversas formas nela previstos, a empresas industriais, comerciais, de prestação de serviços e agro-industriais, levando em conta a função social decorrente da criação de empregos e renda e a importância para a economia do Município.
Nesse sentido, a lei que oferece incentivo às empresas tem o objetivo de impulsionar economicamente ações que produzem o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população, com distribuição de renda aliada ao crescimento do trabalho e da produção. Após a aquisição do distrito industrial, o próximo passo é encaminhar as licenças ambientais e iniciar os trabalhos na infraestrutura dos terrenos.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Cerimonial – Prefeitura Municipal de Cruz Alta