201309240917008388ca240913
A saída do PSB do governo Tarso Genro, oficializada nesta terça-feira, está antecipando o desenho do cenário político para a eleição de 2014 no Rio Grande do Sul.
Além de perder o principal aliado, o PT viu frustrada sua tentativa de ampliar os laços com o PDT, que rejeitou convite para assumir a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra).
A recusa em gerir a pasta com mais recursos para investir reforça a intenção da sigla em lançar candidatura própria ao Piratini. A oferta havia sido feita pelo governador ao presidente estadual do PDT, Romildo Bolzan Júnior, na segunda-feira, antes mesmo de o PSB confirmar o desembarque.
O nome sugerido por Tarso foi o do ex-prefeito de Passo Fundo Airton Dipp, que deixou a decisão a cargo do partido. Segundo Bolzan, a recusa foi motivada pela definição, em 32 encontros regionais, de a sigla não abrir mão da cabeça de chapa em 2014. Hoje, o nome mais cotado é o do deputado federal Vieira da Cunha, que comentou: 

— O PDT deve ter candidato próprio. Temos de agradecer o convite do governador e seguir nosso caminho.

Responsável pelas secretarias da Saúde e de Esportes e pelo Gabinete dos Prefeitos, o PDT informou que, com isso, a legenda antecipará a decisão sobre a permanência no governo, que seria tomada em dezembro. 

Tarso estuda nomear um secretário provisório para a Seinfra, deixando o cargo à disposição do PDT até a sigla tomar sua decisão. Chefe da Casa Civil, Carlos Pestana disse que o governo se reunirá com aliados e deve definir o substituto ainda nesta semana:

— Não há “plano B” nem preocupação, pois o secretário Caleb de Oliveira (PSB) se dispôs a ficar mais uns dias. Não haverá descontinuidade.

O peso do PSB
Partido ocupava cerca de 30 funções. Veja as principais:
— Vice-governador do Estado (permanece, pois é cargo eletivo)
— Secretário de Infraestrutura e Logística
— Diretor-geral do Daer
— Presidente da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE)
— Diretor administrativo da CEEE
— Diretor administrativo da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR)
— Presidente da Centrais de Abastecimento do RS (Ceasa)
— Diretor administrativo da Emater
— Diretor administrativo do Badesul
Fonte: Zero Hora/Reeditado  Manka News