Na última semana, o município de Cruz Alta através da Coordenadoria de Politicas Setoriais e Direitos Humanos esteve oficializando o interesse da cidade em participar do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) – Pré-Vestibular.
O Coordenador de Políticas Setoriais João Ricardo Vieira Oliveira acompanhado do Diretor Flávio Trindade estiveram reunidos com a Coordenadora de Direitos Humanos da Secretaria de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul Tamara Biolo Soares manifestando o interesse do município em integrar o POD Pré-Vestibular.
O pré-vestibular é uma proposta do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) da Secretaria da Justiça e dos Direitos Humanos (SJDH) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Ele é realizado desde 2011 pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU), por meio do Núcleo de Educação Inclusiva (Neif), com o objetivo de auxiliar estudantes de baixa renda e de escolas públicas do estado no acesso ao ensino superior.
De acordo com o Coordenador de Políticas Setoriais João Ricardo Vieira Oliveira, o programa tem como objetivo proporcionar aos estudantes da rede pública de ensino o pré-vestibular gratuito. Cruz Alta possui atualmente seis universidades instaladas no município (UNICRUZ, Faccentro, UERGS, FAGEP, UAB, UNIP) além de diversas outras na região. “Oficializamos essa semana o interesse do município em contar com o POD Pré-Vestibular, programa que oportuniza aos nossos estudantes o pré-vestibular gratuito, facilitando assim o ingresso em universidades federais e também preparando para o ENEM, que tem sido utilizado como forma de ingresso para várias instituições de ensino superior”, destaca o coordenador.

Atualmente o programa contempla as cidades de Agudo, Alegrete, Alvorada, Bagé, Cachoeira do Sul, Canoas, Frederico Westphalen, Pelotas, Porto Alegre, Santana do Livramento, Santa Maria, São Gabriel, São Leopoldo, São Luiz Gonzaga, Sapiranga, Tramandaí, Três Passos, Tupanciretã, Caxias do Sul, Erechim, Gramado, Guaporé, Ijuí, Lajeado, Palmeira das Missões, Salto do Jacuí e Santiago.

Fonte: @scom – Pref. Mun. Cruz Alta.
Edição: Manka News