O combate aos focos do mosquito da dengue vai receber um significativo reforço nos próximos dias. Em encontro que reuniu as entidades integrantes do Comitê de Enfretamento da Dengue ficou definido que será realizado o Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypt, mais conhecido como LIRAa, que vai mapear os pontos mais atingidos pelos focos do mosquito.

O Comitê será responsável por gerenciar as ações de combate aos focos do mosquito transmissor da dengue e por realizar um mapeamento na cidade que vai identificar os criadouros predominantes e permitir o direcionamento das ações de controle para as áreas mais críticas. O LIRAa é conduzido de maneira que se possa ter uma amostragem e estabelecer um parâmetro da realidade do índice de infestação em áreas específicas da cidade. Devido às altas temperaturas dessa época do ano, o ciclo do mosquito – que em temperaturas amenas demora 30 dias – pode ser reduzido para 12 dias, isso significa um aumento direto na população do vetor.

Nesta terça-feira dia 28 serão capacitados os médicos e enfermeiros das Estratégias de Saúde da Família de Cruz Alta às 14h e 30min na Câmara de Vereadores e no dia 29 será a vez dos agentes de endemia às 14h na 9ª Coordenadoria Regional de Saúde.

Fonte: @scom – Pref. Mun. Cruz Alta.