Uma verdadeira prova de superação marcou o último domingo (23.02), onde  81 ciclistas percorreram os 200km do Audax. O evento foi uma promoção do Grupo Cruz Alta Ciclismo e com o apoio da Prefeitura de Cruz Alta, que envolveu as Secretarias de Esporte, de Saúde e agentes do Departamento de Trânsito, foi realizada a prova de ciclismo de maior distância percorrida até hoje em nossa região.
Ciclistas de várias partes do Estado vieram para Cruz Alta e logo cedo da manhã, às 04h30min, estavam no Ginásio de Esportes realizando os primeiros preparativos e receberam os kits e vistorias nas bicicletas. Minutos antes da largada os atletas participaram de um congresso técnico que passou as instruções do trajeto a ser percorrido.
Pontualmente às 06 horas da manhã foi dada a largada e os competidores se dirigiram à BR 158 até encontrar a RS 481 em direção a Arroio do Tigre. Os ciclistas contaram com duas paradas programadas e com um Pronto Atendimento com equipes de técnicos de enfermagem do Hospital Santa Lúcia. Segundo o organizador do evento Dener Roggia o Audax é uma prova de longa distância, na qual o atleta deve ser, principalmente, autossustentável. “Esta prova é um desafio extremo de resistência e tivemos a participação de ciclistas de vários locais do estado e Santa Catarina” destaca Roggia.

Cerca de 60 atletas completaram o percurso dentro do tempo estipulado de 13h e 30min, o primeiro a completar a prova foi Karim Mella, norte americano que está morando em Cruz Alta há 6 meses, com o tempo de 8 horas e 44 minutos e o último competidor chegou com o tempo de 13h e 29min e contou com o apoio de outros atletas que o incentivaram para completar a prova.
O Audax deste final de semana contou com participantes de Cruz Alta, Santo Ângelo, Pelotas, Lajeado, Porto Alegre, Frederico Westphalen, Teutônia, Ijuí, São Leopoldo e Joinville/SC. O Grupo Cruz Alta Ciclismo já está programando uma prova com mais de 350 km de trajeto e 24 horas de duração.

Fonte: @scom – Pref. Mun. Cruz Alta.
Edição: Manka News