arco ufsmNa próxima segunda-feira, 1º de julho, até o dia 16 de agosto, estarão abertas as inscrições para o concurso Vestibular 2013 da Universidade Federal de Santa Maria, tanto para o Processo Seletivo Único quanto para o Seriado. As provas serão realizadas nos dias 6, 7 e 8 de dezembro próximo, em 18 municípios-sede. Para efetuar a inscrição, os candidatos devem acessar o endereço eletrônico da Coperves (www.coperves.ufsm.br) e clicar em Vestibular 2013, no link Painel do Vestibulando. Após o fornecimento dos dados, o processo se completa com o pagamento da taxa de inscrição, que é de R$ 95,00 para o Processo Único e R$ 45,00 para o Processo Seriado, por prova seletiva. O candidato deve estar atento ao preenchimento, como escolha da cota, do curso para qual concorrerá à vaga e do local de prova.
O Concurso Vestibular 2013 vai permitir ingresso a 4.576 vagas na Universidade Federal de Santa Maria. Desse total, 3.715 no campus de Santa Maria, distribuídos em 84 cursos. No campus de Frederico Westphalen serão 305 vagas para 8 opções de curso. Palmeira das Missões oferece 356 vagas em 7 graduações e Silveira Martins 200 vagas em 4 cursos. Será adotado, a partir desse ano, o Programa-Referência 2013 para as provas seletivas de ingresso a UFSM, tanto no Processo Único quanto no Seriado. Nesse ano, a prova 1 do Seriado e Único serão diferentes: no Seriado, haverá 53 questões e no único, 38 questões. Nas demais provas seletivas, não haverá alterações no número de questões. Para quem inicia o Processo Seriado nesse ano, haverá alterações no número de questões. A Prova Seletiva 1 para o Processo Seriado terá um acréscimo de 15 questões, totalizando nesse ano 53.
Estão disponíveis, na página da Coperves, o Manual do Candidato para consulta e download, contendo todas as informações sobre o concurso, o Programa-referência 2013 e o Edital do Vestibular 2013. Para informações sobre localização dos cursos nos campi, centros de ensino, áreas de atuação, duração e sites dos cursos, o candidato poderá consultar o Guia de cursos. Além disso, na página da Coperves o candidato poderá acompanhar também notícias e avisos sobre o concurso. Para esclarecimento de eventuais dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone (55)3220-8170 ou do e-mail falecom@coperves.ufsm.br
Fonte: Coordenadoria de Comunicação Social