A cerimônia de abertura dos XXII Jogos Olímpicos do Inverno começou em Sochi no estádio Ficht às 20:14 em ponto, hora de Moscou. Essa hora não foi escolhida por acaso, pois simboliza o ano de realização dos primeiros Jogos Olímpicos do Inverno na história da Rússia.

No total, 88 times irão competir em Sochi, um recorde para os Jogos Olímpicos de Inverno, que terá a estreia de competidores de países em que tradicionalmente não há pratica de esportes de inverno, como Timor Leste, Dominica, Zimbábue, Malta, Paraguai, Togo e Tonga. Serão mais de 3 mil atletas, 3 mil membros de delegações de 88 países a participar.

A partir do dia 7 de março, até o dia 16, outros 700 atletas e 700 membros de delegações de mais de 40 países estarão na cidade para os Jogos Paralímpicos de Inverno. São esperados mais de 60 chefes de Estado e de governo na abertura dos jogos e nos eventos em geral.

Em relação às competições, serão 97 séries de medalhas em 15 esportes: biatlon, curling, patinação, esqui, trenó, hóquei, entre outras variedades dessas modalidades. Para receber os jogos de inverno, foram construídas 11 novas instalações para o evento, que serão usadas posteriormente para impulsionar o turismo na cidade.

Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno 2014

Com a realização da Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos de Sochi, a Confederação Brasileira de Desportos na Neve (CBDN) já pode comemorar recordes em sua sétima participação na competição. Serão 13 atletas brasileiros, seis deles da CBDN, em sete diferentes modalidades, cinco de neve.

Além dos atletas da Patinação Artística e Bobsled (administrados pela CBGD), o Brasil será representado na Rússia pelos atletas da CBDN: Isabel Clark (Snowboard), Jaqueline Mourão (Cross Country e Biathlon), Leandro Ribela (Cross Country), Jhonatan Longhi (Ski Alpino), Maya Harrisson (Ski Alpino) e Josi Santos (Ski Freestyle).

Uma atleta da CBDN em especial terá uma missão importantíssima na Cerimônia de Abertura. Jaqueline Mourão foi apontada no início da semana como porta-bandeira da delegação e carregará a flâmula verde-amarela no desfile. Em sua quinta participação olímpica – a terceira em Jogos de Inverno – a multiatleta igualou-se a Fofão (Vôlei) e Formiga (Futebol), em número de aparições em Jogos, mas é a primeira atleta do País a competir em três modalidades.

Após a Abertura, Jaqueline também dá início à participação brasileira nos Jogos. Ela compete no domingo (09.02) na prova de Sprint do Biathlon, enquanto os demais atletas seguem em preparação para as competições.

Calendário de provas dos atletas da CBDN:

Snowboard

Isabel Clark – Snowboard Cross – 16/2 (dom)

Cross Country

Jaqueline Mourão – Sprint – 11/2 (ter)

Leandro Ribela – Sprint – 11/2 (ter)

Biathlon

Jaqueline Mourão – Sprint – 9/2 (dom)

Jaqueline Mourão – Individual – 14/2 (sex)

Ski Freestyle

Josi Santos – Aerials – 14/2 (sex)

Ski Alpino

Maya Harrisson – Slalom Gigante – 18/2

Jhonatan Longhi – Slalom Gigante – 19/2

Maya Harrisson – Slalom – 21/2

Jhonatan Longhi – Slalom – 22/2

Fonte: Rádio Voz da Rússia/Portal Brasil