1
Com previsão de conclusão de 4 meses foram iniciadas nesta semana as obras de construção do Centro de Compras Popular de Cruz Alta. Com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico Francisco Noronha e da presidente da Associação dos Camelôs Jaqueline Pinheiro, as máquinas iniciaram a limpeza do local que vai abrigar todos os comerciantes que hoje ocupam a lateral da Praça General Firmino na rua Pinheiro Machado.
O Centro de Compras será erguido na região central da cidade, na Rua General Câmara e reunirá os comerciantes que hoje ficam expostos às condições climáticas dificultando suas vendas em dias de chuva, por exemplo. Neste local cada comerciante terá um espaço previamente delimitado e terá toda infraestrutura necessária para o atendimento ao público. O Secretário Francisco Noronha ressalta que a administração atuou como agente de ligação entre a Associação dos Camelôs e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) que liberou o empréstimo no valor de R$ 315.000,00. “O centro de compras será uma ambiente agradável com área de lazer, banheiros e lojas individuais para cada comerciante” destaca Noronha.
O projeto arquitetônico passou por algumas alterações ao longo dos meses que antecederam a liberação do empréstimo o que causou uma demora no início das obras. O projeto de revitalização da Praça General Firmino segue em andamento e após a saída dos camelôs o local ficará mais parecido com o desenho original da Praça, que contempla os caminhos internos de passeio e em breve o retorno do chafariz central.
O projeto do centro de compras popular de Cruz Alta foi definido nesta semana e aguarda pela assinatura do contrato que vai liberar a verba para o início das obras. O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) vai liberar o empréstimo de R$ 315.000,00 para a Associação dos Camelôs conseguirem um local exclusivo para o comércio de seus produtos.
Um esboço do projeto foi encaminhado ao BRDE e está em fase de aprovação e orçamento para depois seguir para a assinatura do contrato. O Município de Cruz Alta trabalha como agente de ligação entre as partes e espera que daqui poucos dias o projeto esteja assinado. Segundo o assessor especial da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Francisco Noronha o projeto foi realizado por um engenheiro da cidade, mas devido a grande demanda da construção civil em Cruz Alta a associação está com dificuldade em encontrar uma empresa para executar a construção do projeto.
O centro de compras será um ambiente agradável com área de lazer, banheiros e lojas individuais para cada comerciante. “O espaço será como um mini-shopping onde a comunidade vai poder se divertir e fazer compras” salienta Noronha. A associação dos camelôs fez uma alteração no projeto acrescentando dois espaços que serão alugados para empresas de alimentação.
Fonte: Assessoria de Imprensa e Cerimonial – Prefeitura Municipal de Cruz Alta