2013813859555562013811932936cartaz_-_processo_seletivo_2014
A notícia foi revelada durante a semana pela diretora do IFRS – Campus Ibirubá, Migacir Trindade Flores à secretária de educação do município Jussara Rodrigues. Segundo a informação, a reitora do IFRS, com sede em Bento Gonçalves, Cláudia Schiedeck Soares de Souza, aprovou a criação do curso de agronomia cujo edital será publicado no Diário Oficial da União do dia 7 de outubro.
O curso terá 30 vagas, dez semestres e a prova para seleção já está programada para o dia *1º de dezembro de 2013.

 

*Lembramos ainda que os 12 câmpus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) terão processo seletivo unificado no dia 1º de dezembro de 2013. Serão oferecidos cursos técnicos de nível médio, nas modalidades integrado, concomitante e subsequente (veja definições abaixo); e cursos superiores, nas modalidades tecnológico, bacharelado e licenciatura, todos gratuitos. Os cursos e o número total de vagas serão divulgados em 21 de setembro, data da publicação do edital referente ao processo.
O IFRS possui os câmpus de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande e Sertão. A prova será única, com realização nos câmpus. Os conteúdos a serem cobrados estarão especificados no edital. As inscrições ocorrerão de 7 de outubro até 11 de novembro, pelo site www.ifrs.edu.br. O período para solicitar isenção da taxa de inscrição será de 23 até 30 de setembro.
Das vagas para cursos técnicos subsequentes, 50% terão ingresso mediante as notas no Exame Nacional de Cursos (Enem) e das vagas para os superiores, 50% serão com ingresso via Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Esta será a primeira vez que o IFRS realizará seleção de forma unificada entre todos os seus câmpus, dando ainda mais agilidade ao processo. O IFRS é uma instituição federal de ensino público e gratuito. Foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela lei 11.892, e pertence à Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Atua para promover a educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, em todos os níveis, e impulsionar o desenvolvimento sustentável da região.
Atualmente, conta com aproximadamente 17 mil alunos, em 91 cursos técnicos e superiores de diferentes modalidades. Atua também com a oferta de cursos de pós-graduação e nos programas do governo federal Pronatec, Mulheres Mil e Formação Inicial Continuada (FIC).
Fique atento ao calendário:
  • Divulgação do edital: 21 de setembro
  • Pedido de isenção da taxa de inscrição: 23 a 30 de setembro
  • Inscrições: 7 de outubro a 11 de novembro
  • Prova: 1º de dezembro
  • Acompanhe todas as informações no site www.ifrs.edu.br
 
Conheça as modalidades de cursos oferecidos:
Técnicos de nível médio integrado – permite a formação de Ensino Médio e técnica profissional simultaneamente.
Técnicos de nível médio subsequente – formação técnica profissional para os alunos que já concluíram o Ensino Médio.
Técnicos de nível médio concomitante – formação técnica profissional para os alunos que estão cursando o Ensino Médio e desejam complementar a formação.
Superior tecnológico – cursos superiores cuja vocação é atender a demandas específicas do mercado de trabalho. Quem conclui, é profissional de nível superior, denominado tecnólogo.
Bacharelados – cursos superiores que formam para atuar de forma mais ampla no mercado.
Licenciaturas – cursos superiores indicados para quem quer atuar como professor de Ensino Fundamental e Médio, com disciplinas ligadas à didática, psicologia e pedagogia.

*Agronomia

 
Fonte: Prefeitura Municipal de Ibirubá/Departamento de Comunicação da Reitoria do IFRS.