O Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Cruz Alta recebeu no dia 17 de junho R$ 125 mil, correspondente a Consulta Popular de 2010/2011.
O projeto contemplado prevê a aquisição de equipamentos para o Centro Cirúrgico (CC) e para a Unidade de Terapia Renal (UTR), conforme Minuta de Convênio nº 166/2012 e os recursos são provenientes da Secretaria Estadual da Saúde.
Para o Centro Cirúrgico será adquirido um craniótomo e drill pneumático que serve para cortar e brocar ossos com rapidez e precisão, podendo ser utilizado em procedimentos de abertura da calota craniana (craniotomia) e modelagem óssea nas áreas de cirurgia da coluna vertebral (laminectomia), neurocirurgia, cabeça e pescoço e crânio maxilo facial.
A UTR será beneficiada com duas máquinas de hemodiálise para uso individual que permite o processo da filtragem do sangue. A Unidade que já possui 22 máquinas e atende 16 municípios poderá contribuir ainda mais com a demanda da região.
A conquista do projeto provém do incansável esforço dos funcionários do HSVP e da mobilização popular que juntos se empenharam na obtenção dos votos da consulta, priorizando o aperfeiçoamento da saúde na região, a partir de equipamentos que irão beneficiar os milhares de usuários atendidos pela Instituição.
 
Fonte: Claudiane Veber – Assessoria de Comunicação do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta