1
O sistema de saúde pública de Cruz Alta conta com uma Farmácia mantida pela Prefeitura Municipal e este serviço movimenta um grande público diariamente. A Secretaria Municipal de Saúde adquiriu e está aguardando a chegada de um lote de medicamentos para abastecer a farmácia. A média de atendimento é de 400 pessoas por dia e com a chegada das baixas temperaturas do inverno o movimento tende a crescer nos próximos meses.
A farmacêutica responsável pela Farmácia do Município Aline Severo destaca que todos os medicamentos da lista da farmácia, que são de responsabilidade do município, já foram comprados e agora deve se aguardar o prazo que as empresas têm para entregar os remédios. Segundo Aline alguns medicamentos são de responsabilidade do município e outros são do Estado, e ainda, existem medicamentos receitados que não pertencem a estas listas e devem ser adquiridos em farmácias comerciais. Para retirar os medicamentos os pacientes devem levar o receituário, o cartão do SUS e se for medicamento controla deve levar documento de identidade.
A farmácia do município de Cruz Alta atende em horário diferenciado e segundo Aline Severo nenhuma outra farmácia popular da região atende em horários tão abrangentes. “O fluxo de atendimento é intenso na farmácia, apenas no último mês recebemos 11.850 receituários e com a chegada do inverno este movimento deve aumentar devido as doenças respiratórias” destaca Aline. Nos primeiros 6 meses de 2013 o Município de Cruz Alta investiu mais de R$ 700.000,00 em medicamentos, sem contabilizar fraldas e materiais ambulatoriais, como luvas e seringas.
A farmácia está localizada junto ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde e atende de segunda à sexta-feira das 08:00 às 19:00 sem fechar ao meio-dia e nos sábados, domingos e feriados das 17:00 às 20:00.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura Municipal de Cruz Alta