Foto: Reprodução
Os moradores da área atendida pela ESF Alvorada que desejam parar de fumar devem comparecer na unidade para iniciar o acompanhamento através de atendimento clínico individual e de atendimento em grupo. O programa tem por objetivo a cessação do fumo, com apoio da equipe e através dos grupos de ajuda. Estatísticas revelam que os fumantes, em comparação aos não fumantes, apresentam riscos 10 vezes maiores de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto e 5 vezes maior de sofrer de enfisema pulmonar.
Segundo Maríndia Borges, enfermeira da ESF Alvorada  a pessoa que decide parar de fumar começa a sentir melhorias já nas primeiras horas. “Após 20 minutos sem fumar a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal e após 2 horas não há mais nicotina circulando no sangue” destaca Maríndia. O cigarro acumula cerca de 4720 substâncias tóxicas que trazem risco para saúde do fumantes. Além das mais conhecidas como nicotina, alcatrão e monóxido de carbono, a fumaça do cigarro contém substâncias radioativas como polônio e cádmio (encontrado nas baterias dos carros).
Os interessados devem procurar a ESF do bairro Alvorada localizada na Rua Giruá, 663, nesta semana para iniciarem os grupos de atendimento. A Secretaria de Saúde reforça que quanto mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer. 
No Brasil cerca de 24 milhões de pessoas mantém o hábito diário de fumar, prejudicando não apenas a sua saúde como das pessoas que convivem com o fumante. Apesar dos dados apresentarem um número decrescente de fumantes ainda perdemos muitas vidas devido a este hábito. Com o objetivo de alertar as pessoas dos riscos de fumar a Secretaria de Saúde através da equipe da Estratégia de Saúde do bairro Alvorada está preparando uma programação especial sobre o tema.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa  – Prefeitura Municipal de Cruz Alta.