Escolhida a Corte do Carnaval de Rua de Cruz Alta 2014

713

A Prefeitura Municipal de Cruz Alta, através da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo e Eventos, juntamente com a Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta, promoveram na noite do último sábado (11.01) o Concurso da Corte do Carnaval de Cruz Alta/2014, evento que iniciou por volta das 22h no Ginásio Municipal Dr. José Westphalen Corrêa, reunindo cerca de 2.800 foliões.

O evento aconteceu com a presença das torcidas organizadas de cinco escolas carnavalescas, Acadêmicos do Sol, Unidos do Beco, Gaviões da Ferrô, Unidos da São José e Imperatriz da Zona Norte. Antes de iniciar os desfiles para escolha da corte, a organização do evento prestou homenagem para a Rainha da 3ª Idade Maria Jocemar França da Rosa da Escola Unidos do Beco, falecida no ano passado. 

A Corte do Carnaval 2013 subiu à passarela para o último desfile antes da escolha da nova corte, sob regência do Rei Momo Infantil Luiz Otávio Silveira Dornelles, da Rainha Infantil Lorrany Teixeira Medeiros, da 1ª Princesa Evelin de Fátima Menezes Elicker, da 2ª Princesa Melissa Isadora da Silva Santos, do Rei Momo Adulto Adam Porto Alegre, da Rainha Adulta Marcia Ariely Pontes Fernandes, da 1ª Princesa Priscila Landwoigt, da 1ª Princesa da 3ª Idade Rosimeri de Morais e da 2ª Princesa Vera Lucia Silva dos Santos.

O Presidente da Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta, Roni Max Amorim destacou a importante parceria entre a entidade e a administração municipal, assim como o trabalho realizado pelas cinco escolas de samba de Cruz Alta para o crescimento e solidificação do evento com um dos maiores do interior do estado. Também aproveitou a oportunidade para agradecer o Prefeito Juliano da Silva e o Secretário de Cultura, Turismo e Eventos Júlio Ferrera pelas reivindicações atendidas, como a realização do Carnaval fora de época e a construção da nova pista de eventos Sambódromo Mestre Vidal.

Em seu pronunciamento o Prefeito Municipal Juliano da Silva destacou a importância do carnaval para a comunidade e o trabalho realizado em parceria entre a administração e a liga das escolas de samba de Cruz Alta.  “Quando assumimos a administração iniciamos um trabalho em conjunto com a Liga das Escolas de Samba de Cruz Alta, atendemos uma antiga reivindicação e tivemos a coragem de transferir a data do carnaval de rua 2013, realizando o carnaval fora de época. Também podemos destacar a construção da Pista de Eventos Sambódromo Mestre Vidal, que sem dúvida alguma vai fazer com que o Carnaval de Cruz Alta cresça ainda mais”, destacou o prefeito.

A escolha da Corte do Carnaval foi divida em três categorias, 3ª idade, infantil e adulto, contando com a participação das cinco escolas de samba da cidade.

Na primeira etapa de desfiles subiram à passarela cinco candidatas da categoria 3ª idade. Concorreram ao título Maria Eloisa de Castro Costa (Unidos de São Jose), Elizabete de Fátima de Aguiar (Imperatriz da Zona Norte), Ernestina de Fátima Berta (Unidos do Beco), Elizabete Marques (Gaviões da Ferrô) e Isabel Martins de Paula (Acadêmicos do Sol).

Na segunda etapa de desfile foi a vez das nove candidatas da categoria infantil. Subiram à passarela Alanis Soares Vieira (Imperatriz da Zona Norte), Tainá Carvalho da Silva (Unidos do Beco), Kaylane Pontes Blanco (Imperatriz da Zona Norte), Aline Silva Teixeira (Gaviões da Ferrô), Vitória Weischung de Freitas (Acadêmicos do Sol), Tamires Rodrigues Soares (Unidos da São José), Helen Midon dos Santos (Acadêmicos do Sol), Tainá Lopes Dias (Gaviões da Ferrô) e Joana do Amarante Marisco (Gaviões da Ferrô).

Concorreram à corte adulta do carnaval as candidatas Deise Marisco Mello (Imperatriz da Zona Norte), Quelen Rodrigues (Unidos do Beco), Caroline Pereira Rodrigues (Imperatriz da Zona Norte), Kimberli Tavares Dias (Unidos da São José), Tassiane Bertollo Oliveira (Gaviões da Ferrô), Camila Ignes Bassam Barbosa (Acadêmicos do Sol) e Débora Suzan Marchesan Silva (Imperatriz da Zona Norte).

De acordo com o secretário Júlio Ferrera, a parceria entre a administração municipal e as entidades carnavalescas são fundamentais para manter o crescimento do carnaval de rua do município. “Estamos trabalhando em conjunto com as entidades carnavalescas para garantir o crescimento de um dos maiores eventos do interior do estado. O Carnaval de Rua de Cruz Alta já é tradicional e regional, sendo considerado um dos mais importantes do interior do Estado. Todos estão de parabéns por abrilhantarem esta festa”, destacou o secretário.

O troféu de Melhor Torcida ficou com a escola de samba Gaviões da Ferrô. Foram reconduzidos ao Cargo de Rei Momo Infantil, Luiz Otávio Silveira Dornelles da Unidos do Beco e o Rei Momo Adulto, Adam Porto Alegre Graminho representando a Unidos da São José.

Após a apresentação das candidatas, os jurados escolheram a nova corte do Carnaval de Rua de Cruz Alta 2014. Confira as vencedoras:

 

Rainha Adulta do Carnaval\2014 – Deise Marisco Mello – Imperatriz da Zona Norte

1ª Princesa – Quelen Rodrigues – Unidos do Beco

2ª Princesa – Caroline Pereira Rodrigues – Imperatriz da Zona Norte

 

Rainha Infantil do Carnaval\2014 – Alanis Soares Vieira – Imperatriz da Zona Norte

1ª Princesa – Tainá Carvalho da Silva – Unidos do Beco

2ª Princesa – Kaylane Pintes Blanco – Imperatriz da Zona Norte

 

Rainha do Carnaval da 3ª Idade\2014 – Maria Elena de Castro Costa – Unidos de São José

1ª Princesa – Elizabete de Fátima de Aguiar – Imperatriz da Zona Note

2ª Princesa – Ernestina de Fátima Berta – Unidos do Beco

Fonte: @scom – Pref. Mun. Cruz Alta