Empresárias cruzaltenses recebem prêmio de qualidade

298

Na última terça-feira, dia 18 de novembro as empresárias Kelly Noronha e Rosana Lappan, da farmácia Sulfarma Farmácias e Manipulação, foram agraciadas com o selo bronze pelo Programa da Qualidade no Comércio (Programa Q Comércio), durante o 4º Seminário Q Comércio, no Centro de Eventos do Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, o evento contou com aproximadamente 350 empresas de todo o Estado.

O programa desenvolvido pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), conta com o apoio do SEBRAE/RS, tendo o intuito de capacitar e reconhecer o comércio que adotar o modelo de gestão de Qualidade, com base nos critérios da excelência da Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Beneficia, principalmente, micro e pequenas empresas (MPEs) com a aplicação de técnicas de gestão e controle de processos.

Foi através do consultor do SEBRAE que as empresárias tomaram conhecimento do programa, o qual consideraram inicialmente como um desafio.

Segundo as empresárias, é um programa de várias etapas, onde no final a empresa é classificada na medida que as metas são atingidas, o qual participam cerca de 300 empresas do RS.

Para Kelly e Rosana, o objetivo principal do programa é a promoção da melhora contínua do empresário e do colaborador. “São pré-requisitos para se qualificar bem no q comércio”, afirmaram.

 O programa é voltado a qualquer tipo de empresa desde que esta seja credenciada ao CDL. O contrato com o SEBRAE é de 2 anos, sendo o primeiro destinado a treinamentos e conhecimento/utilização de uma ferramenta digital (software de gestão), alimentando dados referente a execução e progresso da empresa, sendo este veículo a forma de avaliação.

Para as empresárias foi uma surpresa o recebimento do prêmio, ocorrido na forma de 3 selos, nas modalidades bronze, prata e ouro.

A empresa foi contemplada com o recebimento do selo bronze, observando que a mesma participa do programa há apenas 6 meses, sendo considerado pouco tempo. As empresárias afirmaram que pretendem continuar no programa, com a meta de atingir os demais selos (prata e ouro).

O programa avalia toda a parte de qualidade, tanto atendimento quanto de produção (no caso da empresa que trabalha com laboratório químico) e gestão.

Na execução das tarefas da empresa, as empresárias colocaram que ambas executam a parte técnica (Rosana) e administrativa (Kelly) da empresa.

Um dos motivos que o fizeram ganhar este prêmio é que as empresarias já vinham trabalhando com a qualidade do negócio, sempre observando os pré requisitos do mesmo.

A Sulfarma presta serviços aos cruzaltenses há 18 anos, inicialmente através de forma pequena, mas sempre observando as exigências e legislações que vem surgindo com o tempo. A farmácia hoje trabalha com diversos serviços farmacêuticos, destacando os medicamentos dermatológicos como cosméticos e antioxidantes (um mercado novo,) principalmente devido a entrada dos genéricos.

Como aprendizado do programa, as empresárias afirmam que “a gente sempre deve estar buscando trabalhar nas ferramentas de qualidade, sendo o fator determinante de uma empresa de sucesso. Para esta empresa (Sul Farma) que trabalha na área da saúde, a qualidade está sempre em primeiro lugar”.

Como mensagem aos outros empresários empreendedores, a partir desta experiência no programa “jamais devemos nos acomodar, pois os resultados sempre serão muito positivos e sempre há uma coisa nova a fazer e melhorar, vale a pena, as vezes é trabalhoso, mas o resultado sempre é muito positivo”, afirmou Kelly.

“As empresas que querem obter sucesso no mercado, se posicionar, não importa se são de característica pequena, média ou grande, se já for se ajustando a essas ferramentas, se for buscando a qualidade só vai fazer crescer o comércio de Cruz Alta, proporcionando excelência na prestação de serviços à população, sobe o nível da qualidade da cidade, é um benefício bem grande”, disse Rosana.

Sobre concorrência, as duas afirmam que é importante, mas para a troca de ideias e resolução de problemas, consolidando-se numa concorrência positiva.

Para saber mais sobre o programa acesse: http://www.fcdl-rs.com.br/qcomercio/?page_id=9

Agradecimento Sulfarma.

Fonte: Manka News, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS),