Nos dias 27.02 e 06.03, a Coordenadoria de Defesa Civil, realizou as reuniões preparatórias da Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil de Cruz Alta. As discussões sobre o tema ocorreram no Auditório da Câmara Municipal de Vereadores tendo como base a realidade do município.
A Comissão Organizadora da Conferência Municipal definiu todo o processo de divulgação e andamento da Conferência, que obedecem a metodologia e os documentos de referência estabelecidos pela Comissão Organizadora Nacional.
Este ano o tema debatido será: “Proteção e Defesa Civil: Novos Paradigmas para o Sistema Nacional”.

Para orientar os debates da 2ª CNPDC, a Comissão Organizadora Nacional elaborou o Texto de Referência, com o detalhamento dos quatro eixos temáticos da Conferência.
São eles:

I. Gestão integrada de riscos e resposta a desastres;
II. Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil;
III. Gestão do Conhecimento em Defesa Civil;
IV. Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

O Coordenador da Defesa Civil Dejair Maciel de Godoy apresentou um modelo de programação do evento e ainda a confirmação de alguns palestrantes que trarão temas como os cuidados com o solo e a importância da estruturação da Defesa Civil. No período da tarde os participantes serão divididos em grupos de estudos para discutir diferentes temas. Apesar deste ano ser a 2ª Conferência Nacional será a primeira vez que a Etapa Local será abordada em Cruz Alta. A primeira edição nacional ocorreu em 2010.

Luciano Barros, Secretário de Mobilidade Urbana  destacou que a Defesa Civil precisar ser estruturada, equipada e capacitar pessoas que nos momentos críticos de ocorrências possam colaborar com o Corpo de Bombeiros e Brigada Militar. A 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil – Etapa Municipal está marcada para acontecer no próximo dia 11 de março no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.

 

Fonte: @scom – Pref. Mun. Cruz Alta.
Edição: Manka News