Na tarde do último sábado (11), durante o 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho realizado no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho na cidade de Porto Alegre, o município de Cruz Alta foi escolhido para sediar o acendimento da Chama Crioula no Estado do Rio Grande do Sul, ato que dá início aos Festejos Farroupilhas de 2014.

Foi durante uma tarde chuvosa e com intensa atividade no Parque Maurício Sirotsky Sobrinho que a comitiva cruzaltense defendeu a candidatura do município para sediar o acendimento oficial da Chama Crioula 2014. No páreo concorriam contra Cruz Alta as cidades de Rosário do Sul e Guaíba, onde cada município teve a oportunidade de apresentar suas virtudes e benefícios para sediar o evento. A comitiva que representou Cruz Alta no 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho contou com a participação do Secretário Municipal de Cultura Turismo e Eventos Julio Ferrera, do Coordenador da 9ª Região Tradicionalista Carlos Eduardo da Silva, Aldomar de Castro, da diretoria da 9ª Região Tradicionalista e das prendas e patrões do CTGs de Cruz Alta.

Cruz Alta é a sede da 9ª Região Tradicionalista, a qual reúne 66 entidades entre CTGs, DTs e Piquetes, abrangendo vinte e dois municípios.  Com toda essa potencialidade para defender a candidatura ao acendimento da chama crioula 2014, Cruz Alta apresentou materiais gráficos e audiovisuais, mostrando a história e tradição da cidade, assim como toda a estrutura disponível no Parque Integrado de Exposições.

A escolha da cidade sede do acendimento da Chama Crioula foi através da votação dos representantes de centenas de entidades filiadas ao MTG/RS, onde Cruz Alta foi eleita recebendo 415 votos, Guaíba 167 e Rosário do Sul recebeu 89 votos, totalizando uma soma de 671 votos.

1

De acordo com o Secretário de Cultura, Turismo e Eventos Júlio Ferrera a administração vem trabalhando incansavelmente para colocar Cruz Alta novamente no protagonismo da cultura e tradição. “Desde que assumimos a administração, convidamos todas as entidades gaúchas e tradicionalistas para participar e trabalhar em conjunto, buscando fomentar e fortalecer a nossa cultura gaúcha. A escolha de Cruz Alta como cidade sede do acendimento da Chama Crioula 2014 no Estado do Rio Grande do Sul, vai impulsionar e levar o nome do nosso município aos quatro cantos do Estado, isso só foi possível com o trabalho conjunto entre administração e as entidades tradicionalistas da nossa cidade”, destacou o secretário.

Também durante o 61º Congresso Tradicionalista Gaúcho foi escolhido o nome de Manoelito Carlos Savaris como novo Presidente do MTG/RS, eleito com 532 votos, enquanto o seu adversário Paulo Souza conquistou 368 votos.  

Fonte: @scom – Pref. Mun. Cruz Alta