outdoor

Iniciou na última terça-feira (11.03) a Semana de Mobilização do Programa Saúde na Escola (PSE) que visa promover atenção integral à saúde de crianças, adolescentes e jovens do ensino público por meio de ações de prevenção, promoção, atenção e formação. As atividades são realizadas de forma articulada entre as equipes de saúde da Atenção Básica e os trabalhadores da educação nos estabelecimentos de ensino. A semana de Mobilização será realizada entre os dias 11 e 14 de Março.
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Educação e Saúde abrangendo 685 alunos, contemplando quinze escolas, sendo sete Escolas Municipais de Educação Infantil, seis Escolas Municipais de Educação Fundamental e duas escolas estaduais.
De acordo com a Coordenadora e Nutricionista do Programa Carla Simone Costa as ações previstas no Programa Saúde nas Escolas serão acompanhadas por uma comissão de educação e de saúde, formada por pais, professores e representantes da saúde. A Secretaria de Saúde através das ESFs será a responsável pelo atendimento a essas crianças. Serão realizadas avaliações com oftalmologista, antropométrica, bucal e vacinação, além de um ciclo de palestras com vários temas sociais como DST, Drogas e hábitos alimentares.
O Programa é dividido em quatro blocos de atuação. O primeiro consiste na avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal, acuidade visual e auditiva e avaliação psicológica do estudante.
O segundo trata da promoção da saúde e da prevenção, que trabalhará as dimensões da construção de uma cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas. Também neste bloco há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física.
O terceiro bloco do programa é voltado à educação permanente e capacitação de profissionais e de jovens. O último bloco de atuação do programa prevê o monitoramento e a avaliação da saúde dos estudantes por intermédio de duas pesquisas.

Confira a Programação da Semana de Mobilização do Programa Saúde na Escola:

  • Turno da Manhã – Palestras sobre DST, Drogas e Álcool 

Dia 11 – Escola Estadual de Ensino Médio Maria Bandarra Westphalen
Dia 12 e 13 – Escola Municipal de Ensino Fundamental Gabriel Annes da Silva
Dia 14 – Escola Estadual de Educação Básica Venâncio Aires

  • Turno da Tarde – Palestras e Avaliações sobre Saúde Bucal

Escola de Educação Infantil Justina Ajalla
Escola de Educação Infantil Dorvalina Madruga
Escola de Educação Infantil Tia Sirlei

Fonte: @scom – Pref. Mun. Cruz Alta
Edição: Manka News