balada seguraok

O Governo do Estado e município de Cruz Alta assinam convênio para implantar a operação em evento, nesta sexta-feira (29.11) às 18h, em frente à prefeitura, localizada na Avenida General Osório, 533. Na sequência, será realizada uma blitz educativa e, à noite, a estreia da blitz de fiscalização. Também será lançado o Comitê Municipal da Balada Segura, com a incumbência de desenvolver ações educativas paralelas às blitze de fiscalização. 

Além do prefeito Juliano da Silva e secretários municipais, estarão presentes o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, representantes da Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal e membros do futuro comitê municipal. No dia 17 de outubro, jornalistas, educadores, representantes do comércio e organizações da sociedade civil do município foram recebidos por uma equipe do Detran/RS para uma imersão sobre a Balada Segura, seus objetivos e resultados já alcançados. 

A meta era engajar a comunidade para amplificar o trabalho das blitze de fiscalização, contribuindo para construir uma cultura de paz no trânsito. Os agentes fiscalizadores municipais que atuarão nas blitze, juntamente com a Brigada Militar e o Detran/RS, passaram por treinamento, visando padronizar sua atuação com a dos demais municípios que compõem a rede da Balada. 

Sobre a Balada Segura como política pública 
A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as prefeituras municipais. São blitze de fiscalização e educação que combatem, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da ONU, está presente em quase metade dos acidentes com mortes. 

A princípio focada exclusivamente no público jovem frequentador da noite, a Balada Segura é hoje um grande guarda-chuva que abrange ações de educação, comunicação e fiscalização voltadas aos mais diversos públicos, buscando a prevenção dos principais fatores de risco no trânsito. 

Iniciada como projeto-piloto em Porto Alegre, em 4 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já acontece em outros dezesseis municípios: Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas, Alvorada, Santana do Livramento, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Cachoeira do Sul e Carazinho. A meta do Detran/RS é integrar mais três municípios à rede da Balada Segura até o final do ano. 

Fonte: Reprodução/Governo do Estado do RS