Na tarde da última quinta-feira (23.01) o Prefeito Municipal de Cruz Alta, Juliano da Silva e Secretários reuniram-se com representantes da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) para tratar dos planos da empresa para o sistema de esgoto da cidade. Estiveram presentes o Prefeito Municipal Juliano da Silva, o Secretário de Obras Fernando Justen, o Gerente local da Corsan Dilamar Camargo, além de técnicos e engenheiros da companhia.

Na oportunidade o engenheiro Rafael Spagnol da Ecoplan, empresa responsável pela elaboração do Projeto do Sistema de Esgoto Sanitário de Cruz Alta, apresentou o projeto da Bacia Sul que irá contemplar a região da grande ferroviária. Conforme o Secretário de Obras Fernando Justen esse projeto é relacionado à construção de uma estação de tratamento de esgoto e redes coletoras. A Bacia Sul vai atender uma das regiões com a taxa de concentração populacional mais altas da cidade, gerando uma melhor qualidade de vida aos moradores.

O Projeto do sistema de esgoto sanitário a ser apresentado pela empresa Ecoplan abrange todo o município de Cruz Alta, mas neste primeiro momento a execução do sistema ira contemplar a Bacia Sul que compreende a grande ferroviária. Para o Prefeito Juliano da Silva o projeto da Bacia Sul representa um avanço na área da saúde pública e significa melhores condições de vida para a população dos bairros atingidos.

Segundo os representantes da Corsan o objetivo da Companhia é realizar a cobertura de tratamento de esgoto em toda a cidade, chegando a um total de 178 km de extensão de rede coletora. Inicialmente, o projeto da Bacia Sul compreende 30 km de extensão, 16% do total, e nesta fase, serão investidos cerca de R$ 26 milhões para sua construção.

Fonte: @scom – Pref. Mun. Cruz Alta.