Novembro Azul
O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. 
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência e prevalência nos homens. As taxas de manifestação da doença são cerca de seis vezes maiores nos países desenvolvidos. Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticado e tratado no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.
O diagnóstico é feito a partir do toque retal. Este é o teste mais utilizado e eficaz quando aliado ao exame de sangue PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. Para um diagnóstico final, é necessário analisar parte do tecido da glândula, obtida pela biópsia da próstata. 
A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que todos os homens com 45 anos de idade ou mais sem histórico familiar da patologia e homens com 40 anos de idade com histórico pregresso façam um exame de próstata anualmente, o que compreende o toque retal feito e o PSA. Segundo especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou por qualquer outro exame, como o ultrassom, por exemplo.
fita azul
Visando a sensibilização da população masculina quanto ao cuidado da sua saúde, diversas ações serão desenvolvidas alusivas ao Novembro Azul.
Uma parceria entre Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), Associação dos Médicos (AMVICA-HSVP), Clinica de Oncologia Cruz Alta (CAON), Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ), promove durante o mês:

– Distribuição de flyers/folders explicativos contendo informações acerca da doença; 

– Roda de Conversa “A Saúde do Homem”, através de palestras em entidades específicas que têm como base trabalhadores homens, como na EASA, dia 14, a partir das 9h, com o médico urologista Dr. Philadelpho Gouveia Filho e na CCGL (a confirmar);

– Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde do Homem, durante os dias 19 à 22, a SMS através de seus funcionários, agentes de endemias e comunitários de saúde, será feita panfletagem em diversas empresas, residências e locais específicos do município, bem como, com auxílio do Departamento Municipal de Transito que fará uma espécie de Blitz para a entrega do material. Ainda, dentro do Programa, acontece no dia 23 uma mobilização que envolve a abertura das ESFs e uma ação no centro da cidade, ao lado do Ginásio Municipal, que disponibilizará a Unidade Móvel de Saúde, além da distribuição de materiais informativos das Entidades/Empresas afins e também realizará pedidos de exames, vacinação, testes rápidos de HIV, testes de HGT, avaliação oftalmológica, avaliação da saúde bucal, orientações nutricionais, entre outros;

– Torneio Azul – Futebol de Salão, no dia 1º de Dezembro (domingo), no Ginásio Municipal, com entidades e empresas convidadas. Na ocasião, será solicitado que todos que forem ao Ginásio nesta data doem 1Kg de alimento não perecível que será destinado à Liga Feminina de Combate ao Câncer.

“O homem que se cuida não perde o melhor da vida”. 
Faça você a sua parte e ajude a sensibilizar os homens quanto aos cuidados com a saúde.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Hospital São Vicente de Paulo de Cruz Alta